
Tal como já anunciado, o tão afamado parque de estacionamento para o Largo da Feira, vai ser uma realidade, sendo uma surpresa o facto de a autarquia avançar ao mesmo tempo para outra empreitada idêntica, a nascente da Praça 25 de Abril.
A empreitada a concurso será para a concepção, construção e exploração de um parque de estacionamento subterrâneo localizado a nascente da Praça 25 de Abril, sendo o mesmo aplicado a um (também) parque de estacionamento subterrâneo no Largo da Feira. Este último terá ainda de sofrer uma remodelação da superfície, bem como a sua exploração, exceptuando os em dias de feira semanal. A requalificação urbana das zonas intervencionadas em ambas as obras e o fornecimento, instalação e exploração de parcómetros nas áreas referidas, serão outros pontos a concurso.
Estes dois investimentos são considerados de vulto, acrescentando a isso o acréscimo de valor, no que concerne ao tratamento paisagístico e urbanístico das áreas à superfície. No entanto, estas são duas obras essenciais para a cidade de Santo Tirso, dado que o estacionamento é uma das grandes pechas para quem trabalha ou visita a cidade e no futuro proporcionará uma melhoria significativa da qualidade de vida urbana.
CONCESSÃO POR 30 ANOS
As empresas concorrentes obrigam-se à execução dos projectos completos dos parques de estacionamento, à sua construção e à exploração dos dois parques de acordo com regras e tarifas a sancionar pelo município. Para o caso de moradores e trabalhadores nas áreas de influência dos parques estarão obrigados a tarifas especiais. A concessão será pelo prazo de trinta anos, período de tempo considerado pela autarquia necessário para que o investimento se torne atractivo aos concorrentes, regressando depois desse período de tempo todas as infra-estruturas à posse da Câmara Municipal.
AS DUAS OBRAS
No caso do Largo da Feira o projecto a concretizar no âmbito deste concurso prevê a construção de um Parque de Estacionamento subterrâneo com capacidade mínima de 150 lugares e a remodelação da superfície que permitirá a sua utilização diária como estacionamento, 350 lugares, excepto nos dias de feira e será infra-estruturada e remodelada de modo a permitir a instalação da feira em condições higiénicas e funcionais adequadas. Estão ainda previstas áreas destinadas à utilização colectiva nomeadamente para actividades desportivas informais. Este projecto contempla também a remodelação das vias envolventes, São João de Deus e São João de Brito e respectiva infra-estruturação urbana.
O Parque de Estacionamento a localizar a nascente da Praça 25 de Abril vai substituir integralmente a área de estacionamento ao ar livre actualmente existente. O parque subterrâneo a criar, terá acesso directo à cota baixa e será dotado de 470 lugares de estacionamento, no mínimo. Actualmente o parque existente, às cotas alta e baixa, possui 232 lugares de estacionamento, traduzindo-se esta obra num aumento significativo de lugares disponíveis. A construção do parque coberto irá permitir a ampliação da área de espaços verdes e de utilização colectiva estando ainda prevista a construção de áreas comerciais, também a concessionar no âmbito deste concurso, que irão dinamizar a área proporcionando novas funções urbanas.
Fonte: STS.eu
Sem comentários:
Enviar um comentário