terça-feira, 11 de março de 2008

FRANCISCO CORREIA DOUTORADO EM HISTÓRIA MEDIEVAL

A Faculdade de Geografia e História da Universidade de Santiago de Compostela, atribuiu o Doutoramento ao conhecido investigador da história do concelho de Santo Tirso.

Foi naquela faculdade galega que decorreram as provas públicas de apresentação e defesa da Tese de Doutoramento para a obtenção de grau de Doutor em História Medieval, de Francisco Carvalho Correia.
O júri foi composto por – Fernando Lopez Alsina e Xose Miguel Andrade Cernadas da Universidade de Santiago de Compostela; José Angel García de Cortázar da Universidade da Cantábria; Saul António Gomes da Universidade de Coimbra e Francisco Javier Pérez Rodríguez da Universidade de Vigo - que, durante quatro horas, de forma minuciosa e aprofundada, discorreram sobre a problemática da história monacal, argumentando e contra-argumentando sobre aspectos particulares abordadas no trabalho de investigação.
A tese de doutoramento – intitulada “O Mosteiro de SantoTirso na Idade Media” –, orientada por Maria Luz Rios Rodriguez, obteve a classificação máxima de Summa cum Laude- Sobresaliente, reflectindo bem o profundo conhecimento e erudição do autor, assim como o árduo trabalho, de mais de duas dezenas de anos de investigação.
Da alegação final, proferida por D. José Angel García de Cortázar, presidente do júri do tribunal, sobressaiu uma expressão que bem caracteriza o sentimento que sempre desponta quando temos a oportunidade de escutar uma “lição” do mais notável dos investigadores tirsenses e que, a todos os conterrâneos que o acompanharam neste importante momento, sensibilizou e encheu de orgulho - “ … um exemplo de perseverança, dedicação e entusiasmo que renasce em cada novo facto histórico descoberto, com que, laboriosa e meticulosamente, vai reconstruindo o passado tirsense”.


Fonte: STS.eu

Sem comentários: