sábado, 8 de novembro de 2008

Reflexão

Pensando Rebordões!

Este Fim-de-semana enquanto assistia a alguns dos eventos que enriqueceram a nossa Freguesia dei por mim a pensar que “Somos Vila mas Pouco...”

CULTURA

Há muito tempo que Rebordões necessita de adoptar Agenda Cultural, Desportiva e Recreativa Única de modo a potenciar tudo o que de muito bom é feito nesta terra pelas suas Colectividades, que são muitas e com muito boas ideias que por vezes não são levadas acabo por falta de apoio entre estas. Este problema leva-nos a outro: A Freguesia que não está virada para a Juventude e só com o apoi
o e empenho de todas as Colectividades poderemos resolver este grave problema social que hoje nos assola devido à perda ao longo dos últimos anos do Convívio inter-Geracional, inter-Colectividades ou seja PERDEMOS O BAIRRISMO que nos caracterizava.

AMBIENTE e ESTRUTURAÇÂO

Rebordões precisa de resolver alguns problemas profundos que a falta de algum bom senso nas últimas décadas nos causou a todos.
Não temos a Figura de Centro da Freguesia.
O único Parque Natural não é aproveitado e potenciado, sendo mesmo alvo de “evasão” de aguas “sujas” e um dos seus acessos de Inverno só ser possível de Tractor, uma vez que a pé só para espíritos aventureiros.
Não temos uma inclusão real dos mais idosos na nossa sociedade, atiramos uns esguichos de bondade de quando em vez.
Não soubemos aproveitar os potenciais turísticos escondendo-nos atrás de falsos obstáculos e hoje é mais difícil ainda recuperar os Moinhos e a sua bela envolvente, a Capela, a ponte Romana, a Igreja Velha, o Artesanato e as Marge
ns do Rio Ave.
Tudo isto poderia ser o cartão de visita da nossa Terra, mas esse passou a ser o "cheiro" que caracteriza a Freguesia que ninguém explica se é legal (apesar de já ter sido solicitado por mais que uma vez ao comandante da Policia Municipal), e se o é, o que poderá ser feito para minimizar o desconforto que é estar a ter uma refeição regada por este.


ESCOLAS

Na nossa Freguesia existem 2 escolas do 1ªCiclo e uma Pré-Escola que não respondem dignamente às necessidades existentes e não respondem porquê?
Não respondem pois, na minha opinião pessoal, não é admissível que numa mesma Sala sejam leccionadas aulas de anos diferentes, não existe verdadeiras acções Extra-curriculares, não existe capacidade de incutir nos alunos diferentes meios e diferentes experiências, assim quem quer ou pode oferecer aos os seus filhos ensino de qualidade leva-os para outras escolas privadas ou publicas.
O que pode ser feito?
O que Rebordões precisa é de uma escola integrada que vá do pré-escolar até ao 1º Ciclo no mínimo.
Rebordões precisa de uma Instalação de Raiz que permita integrar todos os alunos com qualidade que tenha Salas suficientes para que cada ano tenha a sua própria Turma, que tenham espaços de enriquecimento Extra-Curricular, nomeadamente na área das Novas Tecnologias e Desporto. Para isto é necessário integrar as Escolas e Associações de Pais na Freguesia via relações Inter-Colectividades e Inter-Instituições. Um exemplo deste dinamismo seria uma Escola criada de raiz o mais Central possível que pudesse usufruir do Pavilhão Desportivo e das Instalações da Junta de Freguesia para usufruto da Biblioteca e da Futura Sala de Internet, assim como do Salão Nobre para Colóquios e outras palestras.
A Relação Inter-colectividades e Inter-Instituições poderia permitir criar um enriquecimento Social, Cult
ural e Desportivo para as nossas crianças usando de uma forma integrada todas as actividades que se fazem na nossa freguesia de modo mais individual, nomeadamente o Karate, a Dança, a Musica, o Folclore e os desportos Colectivos.
Em termos Culturais existe mesmo um exemplo muito inteligente sobre a promoção de uma terra pela mão dos seus mais pequenos: O Agrupamento de Escolas de Castro Verde em que os alunos do 1º ao 3º Ciclo descrevem as suas Escolas e a sua terra, incluindo mesmo textos do que mudariam se fossem estes a mandar.
Será Possível?
Na minha opinião é uma questão de vontade politica e social pois para os Pais o mais importante é que os seus filhos tenham uma educação de Qualidade.
O FUTURO

Rebordões necessita de Intervenção profunda em todas as ruas, pois com o Saneamento e Agua ficou uma freguesia do “Queijo Suíço”.

A Freguesia, na sua Junta precisa de virar-se para o seu povo escutando-o e percebendo quais as prioridades do que desejam, pois não são necessários milhões para criar o bem estar e a qualidade de Vida da População, mas também o Seu Povo tem que se fazer escutar não esperando que os seus lideres decidam sem que se faça reflectir a opinião das maiorias. Isto porque os Executivos Autárquicos não são seres Holísticos, nem podemos desejar que o fossem.

2 de Novembro de 2008
Por André Maciel Sousa

PS: este blog não pratia censura e pretende dar oportunidade a todos aqueles que queiram contribuir de forma positiva com ideias construtivas para o desenvolvimento desta NOSSA TERRA

10 comentários:

Andre Sousa disse...

Tive por aqui um pequeno problema com o Blog e perdi alguns posts, é o que dá usar o ferramentas externas.

Aos que comentário o posta antes peço desculpa mas não consegui recuperar os comentários, de qualquer modo obrigado a todos

Andre Sousa disse...

Verifiquei há momentos que o PSD ao seu bom estilo retirou aproveitamento politico desta minha reflexão.
Acontece que a minha reflexão não foi uma critica nem ao Executivo da Junta, que apoio e sempre apoiarei, muito menos ao executivo camarário que nem referido foi.

É uma proposta de movimentação, um desafio à nossa população para recuperar algo que já tivemos.

É uma proposta para melhorar a qualidade de ensino das nossas crianças.

Se alguém é criticado, e foi claramente, são as autoridades que não esclarecem a legalidade do despejar constante nos campos agricolas.

Infelizmente existem sempre os quantos que se querem aproveitar de declarações para as destrocer, mas quanto ao PSD e ao seus apoiantes que não têm coragem de se assumirem na Nossa Terra só tenho uma palavra:

se não apoiasse este executivo há muito que me teria demitido!

Estou para ficar e para lutar pela minha terra e sem vergonha de assumir que os meus ideais politicos têm cor.

Anónimo disse...

Um dado: para quem não pratica censura, e faz com que este blog seja uma forma de critica positiva, estes ultimos comentários vão de contra a esta vontade. entao criticar o psd "ao seu bom estilo" é o que??? Peço desculpa maciel mas não me parece de bom grado essa afirmação. mas comentando a sua reflexão. Fiquei contente que após o meu comentário ao futuro de rebordões, alguem tenha aberto os olhos e refletido sobre o que realmente se passa em rebordões. mas não será um pouco tarde????? (espero que se entenda como uma pergunta e não como uma afirmação)..

Após muitos anos de governação do mesmo partido com o seu emblemático presidente, e após as suas afirmações, concluo que realmente nada se fez. eu ja tinha essa conclusão, mas ainda bem que outras pessoas tambem as tenham. mas se então esta junta nada fez, o que se andou ali a fazer. e daí a minha pergunta do ser tarde. então após os ultimos 4 anos, ninguem na junta, uma junta que se dizia a trabalhar para rebordões, se não fez mais que abanar a cabeça ao presidente da camara??? e o andré que tanto defende a junta, tambem nao conseguiu movimentar essas ideias, ja que fazia parte da assembleia, que aparece em fotos junto do executivo.. então após 4 anos lá metido a brincar aos politicos, só agora é que se apercebeu das dificuldades da freguesia. Isso a mim parece-me muito pouco, para quem se diz querer fazer muito. ao ter a oportunidade, à que agarrala. e não sair em fotos, e depois vir dizer que realmente nada se fez em muitos anos de gorvernação pela mesma pessoa.´è certo que a equipa foi mudando, mas mesmo assim nada mudou nas ideias da junta. e algo se esperava deste executivo.... e assembeleia geral tambem.... realmente falta muito por fazer.....

quanto às descargas ILEGAIS de Aguas residuais em linhas de agua, esse problema já há muito que alertei. inclusive já me tinha deslocado à junta de freguesia para fazer um alerta. por duas vezes... e das duas vezes nada. a primeira falei com a secretária que la estava, que me disse que o sr presidente não estava e que não sabia como contactalo e que só voltaria quinta à noite à junta(e está com meio tempo). e nem anotou o aviso nem nada. ou seja. à noite a secretária ja não estaria com o sr presidente... nada feito... passou em vão o meu aviso. Da outra vez apenas disseram que nada podiam fazer..... se a junta não pode quem poderá???????????????? a policia municipal, que nem sabe o seu próprio estatuto, quanto mais de lei ambiental?? e o próprio andré afirma que nada fizeram até hoje. mas a junta pode fazer.... se mais não for, pode fazer pressão..... ou tem medo do responsavel. e o andré, como parte integrante da assembleia tambem ja podia ter feito algo... ou o sr presidente não deixa???? ja ficam no ar várias perguntas, e não me quero alongar mais.... será que algum dia obterei uma resposta???
um abraço

Andre Sousa disse...

Caro Anónimo

1. "para quem não pratica censura, e faz com que este blog seja uma forma de critica positiva, estes últimos comentários vão de contra a esta vontade. então criticar o psd "ao seu bom estilo" é o que???"

Neste ponto aceito a sua opinião com agrado, mas gostaria de sublinhar que não concordo com o aproveitamento de reflexões para afirmações como "presidente da Assembleia contra Junta e Câmara".

2. "Fiquei contente que após o meu comentário ao futuro de rebordões, alguém tenha aberto os olhos e reflectido sobre o que realmente se passa em rebordões. mas não será um pouco tarde????? "

nunca é tarde quando realmente nos importamos com os outros e com o bem estar e desenvolvimento de um Povo.

3. "e o André que tanto defende a junta, também não conseguiu movimentar essas ideias, já que fazia parte da assembleia, que aparece em fotos junto do executivo.. então após 4 anos lá metido a brincar aos políticos"

Gostaria de lembrar que a Assembleia de Freguesia é um órgão deliberativo sobre propostas do executivo, e que o seu Presidente a deverá fazer representar a mesma, este deverá ser também o garante de oportunidade e equilíbrio durante as sessões desta.
Vontade não me falta, e este blog foi prova disso, acontece que por inerência do cargo algumas situações devem ser evitadas, contudo deixe-me lembrar-lhe que algumas posições e atitudes foram tomadas dentro da contenção exigida pelo cargo. Mais, este legislatura da Assembleia de Freguesia ficou marcada por uma mudança de atitude perante a oposição que inclusive viu aprovadas propostas de melhoria e missivas a outras entidades.

4." .... se mais não for, pode fazer pressão..... ou tem medo do responsável. e o André, como parte integrante da assembleia também já podia ter feito algo... ou o sr presidente não deixa????"

Institucionalmente nada podia fazer, pessoalmente posso informar que comuniquei ao Comando da Policia Municipal, após ter sido informado pelo Núcleo Ambiental da Guarda Nacional Republicana que a competência na matéria era dos primeiros.

5." ficam no ar várias perguntas, e não me quero alongar mais.... será que algum dia obterei uma resposta???"

Não brinco aos políticos nem me considero um.
Sou militante da Juventude Socialista e do Partido Socialista, assim como sou sócio da ARR, FCR e Areal, porque GOSTO e REVEJO-ME em parte nos ideais.
Isto para lhe dizer sempre que esteja dentro do meu conhecimento nunca ficará sem resposta, pois como poderá ser comprovado pelas pessoas que me conhecem, não gosto de mal dissencias nem joguinhos dito políticos, gosto de clareza e esclarecimento e de contribuir para o melhoramento da Terra onde vivo, pois amanhã será dos meus filhos...

Anónimo disse...

Caro Maciel. Desde já agradeço a sua resposta e por ter expressado as suas opniões em relação ao comentários por mim feitos. Opniões são opniões, e respeito inteiramente as suas, apesar de não concordar de todo, com um ponto:

"Mais, este legislatura da Assembleia de Freguesia ficou marcada por uma mudança de atitude perante a oposição que inclusive viu aprovadas propostas de melhoria e missivas a outras entidades."

Isto não é inteiramente verdade. ou seja, passo a explicar. Das propostas apresentadas pela oposição, entre elas boas, más e assim assim, poucas foram aprovadas. e sejamos realistas, dessas aprovadas (salvo falta de conhecimento meu) pouca importancia tem para a freguesia, para o seu desemvolvimento e bem estar, tal como a proposta de menção honrosa e ilustres da freguesia. tem o seu interesse, mas pouco para o que realmnete interessa. das propostas apresentadas pela oposição, de real interesse, essas sim não foram aprovadas (nem sequer discutidas)... mas como o andré diz, houve uma mudança de atitude, pequena mas houve... menos mal.
agora um desbafo que me atrevo a fazer: faz-me muita confusão que nessas reuniões de assembleia geral, a bancada do partido em função, esteja sempre calada. não diz sim, nem não nem talvez. não faz propostas, não interroga etc etc etc. apenas vai votando conforme o Sr presidente lhes diga: a favor ou contra. o que estão la a fazer???? mas desabafos a parte( quem quiser que tire a suas ilações), outro ponto em que não concordo, embora entenda, é dizer que a junta nada pode fazer quanto às descargas ilegais. a junta como organismo mais proximo da camara municipal, pode e deve tomar posição sobre este caso, que envergonha todos os rebordoenses.para não falar do mau estar que o odor nauseabundo provoca. já se poderia ter feito algo. e relembro que este problema não é de agora. ja se arrasta a algum tempo.
quanto ao resto, como ja lhe tinha dito, são opniões, e são para ser respeitadas.

Apenas uma pergunta: o PS, na figura do seu presidente, já refletiu bem sobre os ultimos 10 anos de Rebordões? no que foi feito em rebordões??

e apenas peço atenção para esta reflexão. a junta que pare de falar nas obras de saneamento.estas obras não são realizadas pela junta. a junta nada opnia sobre esta infra-estrutura. quem a realiza, está a cargo da camara municipal, que por ser obrigada pelas directivas europeias, está a fazer, com os fundos comunitários. ou seja não é obra de junta. obra de junta seria ( e penso que de bom grado a todos os rebordoenses) que se rectificasse as estradas por onde essas obras andaram a destruir. ou seja, a camara abriu valas fechou valas, e deixou as estradas em estados deploraveis. e a junta que ai sim, deveria intervir, vigiando essas obras para dar o seu parecer à eng da camara responsavel por essa obra. mas em vez disso, foi-se abanando a cabeça a dizer que sim a tudo, talvez por ingnorancia, falta de responsabilidade, falta de posição firme, ou até mesmo por medo. Ai sim a junta tinha um papel importante. mas como sempre, é mais facil dizer que se faz obra, do que fazela bem. e depois temos que ouvir respostas destas do sr presidente. ainda não era do seu tempo de assembleia.
" todos sabem e aprende-se na primaria, não é preciso estudar muito para se saber, que uma obra remendada nunca fica em bom estado como se fosse nova." palavras do sr presidente junta.

é verdade uma obra remendada não é uma obra nova. mas pode ficar igual ou melhor que a nova. para isso se paga tanto aos srs engenheiros da camara......... fica esta reflexão... pena é que na freguesia ninguem saiba destas ignorancias do sr presidente..

um abraço

Andre Sousa disse...

Caro Anónimo

Gostaria de esclarecer alguns dos pontos apresentados:

a) Pela sua descrição detecto que nunca esteve presente nas Assembleias desta legislatura, pois realmente nunca se deixou de discutir as propostas da Oposição. Desde o primeiro dia que pautei a minha gestão das sessões pela liberdade de expressão, e posso garantir que não existe nenhuma proposta da Oposição que tivesse sido rejeitada, melhor, todas as propostas que foram rejeitadas foram sempre justificadas e aceites por todos, daí que deverá existir alguma falha na sua informação, de qualquer modo caso pretenda poderei fornecer todas as actas.
Já agora deixe-me aproveitar para dizer que infelizmente a população nunca se interessou por acompanhar as reuniões apesar de todas as tentativas dos seus membros, e deixe-me dizer que uma delas partiu e bem da Oposição.
Em relação à minha bancada, deixe-me informar que não é verdade o que diz, mais uma vez fico ao dispor para lhe enviar as actas em que constam todas as propostas e discussões, inclusive por algumas vezes os membros eleitos pelo MCR ficaram estupefactos, pois não estavam habituados, a ver "puxões de orelhas".
Eu acompanhei o anterior mandato, pelo que tenho como comparar e posso afirmar que a equipa de 2005-2009 foi muito mais aberta e activa, muito provavelmente devido há juventude que integra, e os processos iniciaram um caminho de mudança.

Quanto à sua pergunta, vou solicitar ao Presidente uma resposta, como sabe este Blog é uma ferramenta pessoal minha com intuito de comunicar a Vila de Rebordões.

Anónimo disse...

Caro Maciel.

Como lhe tinha dito "salvo falta de conhecimento meu"... mas alegro-me por saber que assim não é. realmente num ponto tem razão. de momento não tenho oportunidade de assistir às reuniões da assembleia, porque infelizmente tive que me deslocar para fora do concelho para realizer o meu percurso profissional. e digo infelizmente, porque infelizmente a falta de oportunidade de uma carreira no concelho de santo tirso é abismal. é pena que assim seja, um concelho que já foi um polo de desemvolvimento, e que agora caiu na desgraça.a ver vamos o futuro...
abraço

Anónimo disse...

Caro André

Não o conheço pessoalmente, mas dou-lhe os meus parabéns pelo arrojo e iniciativa deste blog. Verifico que, ao seu estilo vai desenvolvendo opiniões e/ou criticas que naturalmente ajudam a compreender a sua posição relativamente a alguns temas ligados a Rebordões.
Nota-se claramente essa sua ligação ao Partido Socialista, parece-me até que é mais um caso de clubite do que propriamente de convicção... Aliás para a maioria dos apoiantes, seja de que partido for, tem sido assim ao longo dos últimos anos. O André expressa a sua opinião e logo de seguida apressa-se a corrigir o tiro... "disse, mas... apoio, etc. etc." Essa atitude é o próprio paradigma da clubite. Não tenha receio em não concordar, não tenha receio em criticar... Não precisa de se justificar... Veja o carácter de um monstro da política ligado ao seu partido (Manuel Alegre) e a conduta irrepreensível ao defender as suas convicções. Apesar de eu não me rever no seu partido, respeito e admiro a atitude deste vulto do seu partido. Está à vista que obra em Rebordões é quase inexistente... Repare que o PS está na Junta há mais de 30 anos! Quanto ao que se pode ou não fazer, quanto ao que a oposição propôs, não será necessária a sua explicação. Basta ler as actas, disponíveis no sítio da Junta na Internet, para perceber mais uma vez que afinal o amor à terra, redunda sempre no mesmo: A clubite! E é pena. Refiro-me às propostas da oposição que paulatinamente foram sendo rejeitadas pela maioria e, pasme-se, sempre por unanimidade. Nota-se nessas actas que a Junta se resume ao seu presidente, fervoroso defensor do executivo da Câmara Municipal, que ora se desculpa dizendo que este ou aquele assunto não é da competência da Junta, ora se congratula e chama a si as honras por obra que anteriormente eram responsabilidade da Câmara... Os restantes membros eleitos pela maioria estão lá para aplaudir e concordar. Quanto a projectos, também estamos conversados, basta ver o que está publicado no mesmo sítio. E tudo vai bem nesta pacata terra, a 2 km de Santo Tirso, com maioria socialista garantida e sem água ou saneamento básico na maioria dos lugares da freguesia... Mas instalada nalgumas ruas onde por coincidência até residem ilustres votantes ou simpatizantes do PS. Noto também que não gosta de criticas, só das construtivas, isto é, quem critica terá de apresentar soluções (?!) ou terá de demonstrar que participou activamente nas assembleias... Estranha essa sua forma de pensar... Repare que o facto de terem ganho as eleições serve precisamente para mostrarem trabalho, para mostrarem esse amor à coisa pública, à terra, e não para, na primeira oportunidade em que recebem criticas se desculparem ou, pior, criticarem porque não há participação nas assembleias... Era o que faltava, não poder discordar das “prima-donas” porque não se foi a uma assembleia. Essa atitude não lhe fica bem. O blog é seu, é certo... Mas pede a participação de todos. Vivo em Rebordões, não noto “a obra” que tanto apregoam... por isso decidi este ano participar e trabalhar para ajudar a que essa obra apareça. As alternativas ajudam a que haja progresso! Não estou filiado em nenhum partido, não estou ligado a nenhum organismo ou colectividade dependente de subsídios da Câmara, posso expressar as minhas opiniões livremente, sem receios de represálias. É triste chegarmos ao ponto de haver gente que tem medo de falar, porque tem medo de perder apoios, emprego ou influências... Aliás tal é característico da mediocridade no poder... Sempre que há mérito, tal não acontece. Poderemos não ganhar, mas com elevação e espírito crítico iremos apresentar propostas e no final ganhará a terra! Tal como o seu ídolo local, nos próximos tempos, ajudarei a que a alternativa ganhe forma, Sempre por Rebordões mas por um novo rumo. Cordiais cumprimentos. Pedro Castro (não sou pessoa de anonimatos).

Anónimo disse...

Caro Maciel.

Após leitura das actas das assembleias da junta deste ultimo mandato, tal como o Maciel o incita, chego à conclusão que a realidade é bem diferente daquilo que o maciel quer expressar.

O Maciel afirma que estas reuniões pautam-se pela abertura de comunicação e dialogo.

Pois então não sei o que o Maciel lá andou a fazer pois do que li, concluo que o Maciel ou não estava atento às reuniões, ou então como disse anteriormente, quer mostrar o que realmente não é.

E passo a explicar a razão destas minhas palavras.

O Maciel afirma que as propostas da oposição nunca foram rejeitadas, mas desconfirma prontamente e diz que AS QUE FORAM REJEITADAS tiveram a sua explicção.
Mas Caro Maciel é MENTIRA esta sua afirmação. Umas Foram rejeitadas sem explicações, outras com explicações do tipo "ja falei com as entidades competentes" e outras com explicações a conta gotas e engolidas pelas palavras.
As que não foram rejeitadas, foram simplesmente pela abstenção. Ou seja não aprovadas.

Mas pior disto tudo, pior da não aceitação das propostas da oposição ( com excepção a algumas com interesse publico vago como o exemplo das nomeações honrosas), pior mesmo é a aprovação de documento duvidosos, planos de contas com erros gravissimos e falhas técnicas, entre outras aprovações e deliberações e pontos de ordens do dia aprovados, sem qulquer logica de raciocinio e muitas vezes sem explicações e com erros gravosos.

Agora pergunto ao Maciel.

O Maciel como presidente da Mesa pode e deve intervir nestas situações e chamar a atenção para situações menos claras e faltosas.
Como se pode aprovar um plano de contas com erros???? Se o Maciel não sabe nada de contas teria o dever de ouvir quem chamou a atenção a estes erros, para que pudessem ser corrigidos. e não apemas dizer que foi um erro técnico e aprovar assim mesmo.

A mim parece-me um pouco forte demais, a forma como se dirige o futuro de Rebordões.

Realmente a bancada do PS fala.... mas então apenas será para discutir??? para dar os puxões de orelhas como o maciel diz, mas de uma forma critica e maldosa???? contra o executivo e a mesa.

Realmente não assisti a algumas das assembleias, mas sou sincero. para ver o que está nas actas, ou seja que as mudanças que o maciel tanto fala, afinal são mudanças de superficie, porque o conteudo continua o mesmo, então pouco ou nada perdi porque continua igual ao passado.

Agradeço ao Maciel por disponibilizar as actas, porque assim tenho uma melhor percepção da realidade e das mudanças que o maciel tanto preconiza.

De facto para mim foi uma desilisão, porque da maneira que o Maciel fala, até acreditei que a junta tinha feito algo... mas não.....

Em resumo... Rebordões Sem Obra e Sem mudança de atitude

Um Abraço Caro André

Andre Sousa disse...

Caro Anónimo

Não deve ter lido as actas das minhas Assembleias, pois:

Propostas da oposição foram aprovadas por mérito 80% das apresentadas, apesar de escassas, e as rejeitadas foram devidamente esclarecidos os motivos.

Quanto a oposição somente 2 elementos a fizeram: O Sr Elisio com propostas durante os 2 primeiros anos, e o Sr Francisco questionando algumas obras, já o terceiro elemnto além de faltar e não justificar somente se preocupou com contas (deve estar cansado)

Quanto "pior mesmo é a aprovação de documento duvidosos, planos de contas com erros gravissimos e falhas técnicas, entre outras aprovações e deliberações e pontos de ordens do dia aprovados, sem qulquer logica de raciocinio e muitas vezes sem explicações e com erros gravosos."

Deve estar equivocado, pois as contas são sempre verificas pelas entidades competentes e nestes 4 anos nunca fizeram qualquer observação.

Gostava de lembrar que a Assembleia de Freguesia é um orgão deliberativo sobre proposta do orgão executivo, e que o seu Presidente deve ser o garante do bom funcionamento.