sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Honda e Toyota recolhem Viaturas

Honda Recolhe Jazz

A Honda decidiu esta sexta-feira recolher 646 mil unidades dos modelos Fit, Jazz e City. Estes modelos foram vendidos na América do Norte, Europa, África do Sul e Ásia, mas não no Japão.

A marca diz que esta recolha à fábrica tem como objectivo corrigir um defeito que, em alguns casos, chegou a provocar um incêndio. Três incêndios foram reportados.

Modelo Fit da Honda também vai ser recolhido. Defeitos podem provocar automóvel se incendeie

Toyota recolhe 5,3 milhões de carros nos EUA

Marca suspendeu a venda nos Estados Unidos e ordenou a recolha de oito modelos por falhas no acelerador

A Toyota já chamou para revisão um número indeterminado de veículos na Europa depois de ter recebido queixas pelo mau funcionamento do acelerador. Em Portugal, a empresa está a proceder a averiguações para perceber se há carros afectados.

Só nos Estados Unidos, a marca já recolheu pelo menos 5,3 milhões de veículos devido a um problema que está relacionado com uma falha que condiciona o regresso à posição inicial do acelerador, avança a CNN.

A empresa já tinha anunciado a intenção de recolher mais 1,1 milhões de veículos nos EUA e, na China, deverão ser recolhidos 75.552 veículos RAV4.

Na semana passada, a fabricante recolheu 2,3 milhões de veículos do outro lado do atlântico mas, esta semana, o número já ultrapassou a fasquia dos 5 milhões.

Estas falhas técnicas são consideradas perigosas já que o pedal do acelerador pode prender e provocar uma aceleração involuntária. Uma situação que já levou a marca suspender a venda e ordenar a recolha de, pelo menos, oito modelos nos Estados Unidos.

Fonte da Toyota Caetano Portugal confirmou à Agência Financeira que entre os modelos suspensos estão o Camry, a última versão do RAV4, o Corolla, o Matrix, o Sequoia, o Tundra, o Avalon e o Highlander.

A mesma fonte adiantou que neste momento aguarda indicações da casa-mãe na Europa, mas que «para já não há qualquer indicação de que tenha sido detectado o mesmo problema em Portugal».

Ainda assim, a marca já solicitou uma revisão nos automóveis vendidos na Europa, estando «já a averiguar se foram comercializados veículos com problemas no mercado português», acrescentou a mesma fonte à AF.

Caso a Toyota Europa detecte casos no mercado nacional (a esta altura está a ser feito o levantamento das situações), lançará uma campanha de serviços e irá contactar todos os clientes cujos carros sejam sinalizados.
Fonte: TVI24

Sem comentários: