domingo, 8 de agosto de 2010

Ozono normalizado em Santo Tirso

Valores ultrapassaram os valores de referência entre as 11h00 e as 14h00, mas já baixaram.


O valor de concentração de ozono em Burgães, Santo Tirso, que ultrapassou esta manhã o nível de alerta, já voltou ao normal, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Entre as 14h00 e as 15h00, a estação de Burgães, Santo Tirso, registou 177 microgramas por metro cúbico, descendo assim abaixo do valor de referência de informação da população (180 microgramas por metro cúbico), depois de, entre as 11h00 e as 14h00, ter registado valores acima dos 200 microgramas.

O ozono troposférico é um poluente secundário, o que significa que, ao contrário dos outros poluentes monitorizados na Rede de Qualidade do Ar da Região Norte, não é emitido directamente por nenhuma fonte, resultando da reacção de outros poluentes entre si na atmosfera em presença da radiação solar.

Durante o período de ultrapassagem do limiar de informação à população, as pessoas mais sensíveis (crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com problemas respiratórios) devem evitar inalar uma grande quantidade de ar poluído, especialmente durante o período mais quente (durante a tarde).


In Radio Renascença

Sem comentários: