segunda-feira, 21 de maio de 2012

Rebordões vence XVI Taça Itinerante



No fim de semana 19 e 20 de Maio, o Núcleo de Rebordões da Fraternidade Nuno Alvares volta a entrar para a história da Região do Porto, ao conquistar a Taça Itinerante, cinco anos após a sua primeira conquista.
A Taça Itinerante, é uma actividade da Região do Porto da FNA, que adquiriu um estatuto de actividade de topo, dada a qualidade que tem apresentado nos últimos anos. A organização desta XVI Taça, coube este ano ao Núcleo de S Martinho de Bougado, na versão mais entusiasta, a de acampamento Regional.
A Actividade teve inicio pela manhã com montagem do campo, que foi bastante elogiado pela Presidente da Câmara da Trofa, Drª Joana Lima, tendo sido uma manhã com alguma dureza, dada a chuva que se fez sentir durante toda a manhã, mas nada que fizesse desanimar os elementos do Núcleo.
A actividade iniciou formalmente pelas 14:30, com a cerimonia de hastear de bandeiras e cerimonia de abertura, que contou com a presença dos 9 núcleos presentes, assim como do Presidente da Junta de S Martinho de Bougado, da Presidente da Câmara da Trofa e do pároco local.
Respondendo a um desafio da autarca da Trofa os mais de centena e meia de participantes, entre familiares e associados, deslocaram-se ao Estádio do Trofense para colaborar numa iniciativa da ASAS, “Maior Coração Humano da Trofa” (A ideia surgiu no âmbito de uma “mega acção de sensibilização” promovida, pelo Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) Crescer em Família, da Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso (ASAS), com o intuito de comemorar o Dia Internacional da Família, despertando a comunidade para a importância dos valores da família.)
A meio da tarde ocorreu a prova principal, com um jogo na cidade, em que cada Núcleo percorreu diversos pontos de interesse da freguesia de S Martinho de Bougado, respondendo a questões sobre a mesma.
Após o jantar realizou-se o Fogo de Conselho, onde o Nucleo de Rebordões estreou uma peça que vinha a trabalhar a alguns meses: “La Fontaine – traduzida em Português”, que sendo diferente do habitual neste tipo de actividade não deixou de ser muito apreciada por todos os presentes.
Na manhã de Domingo todos os Núcleos deslocaram-se a um Lar de Terceira idade local, para participarem numa manhã de convívio com os seus residentes. Na final da manhã todos rumaram à Igreja Matriz para a Celebração da Eucaristia, na qual entre outros foi investida a nossa mais recente irmã escuta, a Aurora Silva.
Após o almoço decorreu a cerimonia de encerramento que contou com a investidura da Chefe de Departamento de Ambiente, da Chefe do Departamento de Formação e respectivo membro. Foi também assinado o protocolo com os donos da Quinta da Valdeira, local que será utilizado pela Região do Porto como centro de actividades, assim como onde serão colocadas em prática varias acções de vigilância florestal. Foi apresentado o projecto de radioescutismo e convidado o Nucleo de Rebordões a organizar o JOTA/JOTI 2012, que aceitou em colaboração com uma outra instituição da nossa Freguesia
Antes do arrear de bandeiras foram anunciados os organizadores, assim como os vencedores, sendo que o Núcleo de Valbom organizará a XVII Taça Itinerante e o Núcleo de Rebordões terá a honra de guardar a Taça até a edição da mesma, uma vez que foi o Vencedor desta Edição.
O Escutismo Adulto de Rebordões teve assim um fim de semana de superação e convívio, em que uma vez mais demonstrou estar unido e com elevados valores escutistas.

Sem comentários: